quinta-feira, 21 de maio de 2009

2ª Blogagem Coletiva em Defesa da Infância

Campanha contra abuso infantil é lançada no Recife

A capital pernambucana foi palco, na segunda-feira, do lançamento nacional da campanha ‘Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes’, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Recife, além de estar entre os municípios que enfrentam o problema, foi lembrada pelo caso da criança de 9 anos que era abusada pelo padrasto e engravidou de gêmeos, em Alagoinha, no agreste. O caso teve repercussão nacional porque o aborto legal foi condenado pela Igreja. Uma caminhada contra a exploração sexual de crianças foi realizada no centro da cidade e reuniu 800 pessoas.
De acordo com a advogada do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara (Cendhec) e coordenadora da rede de combate ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes de Pernambuco, Gabriela Amazonas, 30% dos 947 municípios brasileiros identificados com graves índices de abuso e exploração estão no Nordeste. Sessenta e três deles em Pernambuco, segundo pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério da Justiça.
“Embora a situação seja grave no Estado, há um descompasso entre a realidade e o que é registrado nas delegacias voltadas para o menor e o adolescente”, frisou Gabriela. No ano passado, foram registradas na Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente (GPCA) somente três casos de favorecimento à prostituição e nenhum caso de exploração sexual. Em contrapartida, a estimativa de denúncias relativas a abuso e exploração sexual ocorridas no ano passado chegou a 4,9 mil, segundo Risete Costa, gerente da Proteção Social Especial do governo estadual.
Fonte: Agência Estado
PS.: trouxe essas informações do próprio Blog http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Oi Regina!! Estou adicionando o seu link a lista de participantes da blogagem coletiva "Em defesa da infância". Acesse a lista para conhecer os outros participantes! Beijus